O conceito de comunicação empresarial estratégica tem sido utilizado de maneira equivocada pela literatura e pelos executivos em comunicação. A comunicação estratégica precisa ser vista sob uma nova perspectiva que contemple as teorias de gestão e destaque, sobretudo, a comunicação como instrumento de INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL🎯🎯 As pessoas desenvolvem suas ideias e as comunicam às partes interessadas, sob a forma de visões, estratégias, planos, programas, projetos e outras manifestações. No estágio seguinte, as palavras transformam-se em iniciativas. Essa amplitude é apontada por Scroferneker (2000, p. 1) pois, conforme a autora, a comunicação organizacional “abrange todas as formas de comunicação utilizadas pela organização para relacionar-se e interagir com seus públicos”. Da mesma forma, Freitas (apud KUNSCH, 2001, p. 40) endossa a abrangência da comunicação na organização, assinalando que “a comunicação estabelece o diálogo da organização em âmbito interno e externo”. Por isso, a utilização de uma linguagem adequada é indispensável para desenvolver essas representações e colocá-las em comum, isto é, comunicá-las às partes interessadas. A comunicação integrada compreende, então, o processo global de comunicação na organização, possibilitando a comunhão de atos e ações entre as diferentes áreas da hierarquia. As organizações vivem a partir dos processos de comunicação empresarial. A comunicação empresarial estratégica precisa estar afinada com a proposta de gestão de conhecimento, que, como ela, está ainda mais difundida do que efetivamente praticada, e, definitivamente, resgatar a importância (estratégica!) da comunicação interna valorizando a diversidade, o que implica considerar a pluralidade de ideias, vivencias e opiniões. FORMAS: Para definir a forma mais adequada de comunicação para a empresa é preciso seguir as cinco etapas: ✔desconhecimento. ✔conhecimento. ✔compreensão. ✔convicção ✔ação. FERRAMENTAS: Algumas das ferramentas mais comuns da comunicação interna são:
➡️reuniões➡️conferências➡️entrevistas➡️apresentações ou itens de mídia impressa como: ✔️brochuras✔️newsletters✔️memoriais ou ✔️cartas comerciais. É utilizada para anunciar algo, tomar decisões e partilhar informações, visões e opiniões gerais com toda a organização. Dependendo de como é a cultura da empresa e a sua hierarquia, a comunicação interna pode ser classificada, sendo: ✅ Horizontal quando a comunicação é realizada entre pares. ✅ Já a vertical é quando a comunicação interna é realizada entre as diferentes hierarquias dentro da organização. ESTRATÉGIAS E BENEFÍCIOS: O poder da comunicação, neste sentido, contribui para a maior produtividade.💲💲 David Norton recomenda: “Os executivos precisam perceber que, para a empresa ter sucesso, é necessário envolver toda a companhia. Cada funcionário tem que pensar na estratégia daquela corporação antes de agir, independente de sua posição na empresa.” (GIARDINO, 2005, p. D6). A comunicação empresarial estratégica deve assumir a importância crescente dos chamados ativos intangíveis (marca, reputação ou imagem, rede de relacionamentos, etc.) e transitar, com desenvoltura, pela chamada “era do acesso”, definida por Rifkin (2001)🆗 AS SUAS FUNÇÕES SÃO: 1º enviar ordens múltiplas ao longo da hierarquia.
2º proporcionar os membros da empresa informações relacionadas com os trabalhos realizados.
3º facilitar um resumo do trabalho realizado e doutrinar os empregados para que reconhecem os objetivos da organização. Fonte: http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Comunicação_organizacionalhttp://www.ucs.br/etc/revistas